Campanha online da quem disse, berenice?

Essa semana, me ocupei com uma promoção online da loja quem disse, berenice?, uma franchising da Boticário. Quando entrei no Facebook, recebi, em minha linha do tempo, um post patrocinado da marca que foi curtido por cinco amigas minhas. Para analisar a campanha e conhecer mais essa estratégia online, fiz minha adesão e presentiei uma amiga com uma sombra. Em troca, ela me presenteou com um batom.

A campanha consiste em você se cadastrar e indicar uma amiga para quebrar uma regra, indicando uma maquiagem que ela não utiliza. O cadastro é feito em um hotsite www.amizadenaotemregra.com.br, com um design alegre, colorido e bem atraente, fácil de manusear e explicativo. Através de uma programação, um vídeo personalizado com o apelido da sua amiga é criado, incentivando o uso da maquiagem selecionada. É preciso escolher o motivo pelo qual sua amiga não utiliza aquela maquiagem, pois para cada motivo, um vídeo diferente é gerado.

A amiga recebe um email com o vídeo e um link para cadastro e impressão do cupom de troca. Além disso, ela pode selecionar o dia e loja de troca, o que garante a organização do evento. Inclusive, os produtos que acabaram no estoque ficam indisponível para seleção. Tudo muito bem pensado e planejado nos mínimos detalhes.

Essa campanha me motivou e me fez indicar várias amigas, o que traria prejuízo para a marca, correto? Errado! O valor que ela vai gastar dando brindes para minhas amigas é irrelevante, se compararmos a visibilidade que a marca alcançou. A maior parte delas nunca ouviu falar dessa loja e, assim como eu, nunca utilizou seus produtos.

Eu conheci a marca também através de uma promoção, feita pelo Facebook, na qual uma amiga minha participou. Achei bem interessante e comecei a curtir a fan page, mas acabei não indo à loja. Agora, eu e várias amigas, que nunca utilizamos seus produtos, iremos experimentá-los e, quem sabe, passaremos a ser clientes.

Percebam como uma campanha de marketing bem feita no online pode trazer grandes resultados para a empresa. Vale lembrar que, geralmente, as campanhas online são mais baratas do que as offline e que, na maioria das vezes, atingem o público-alvo com mais eficácia.

Estou aqui esperando novas campanhas da quem disse, berenice? e torcendo para que outras marcas se motivem e me encantem também.

Natália Oliveira

Natália Oliveira é Comunicadora, publicitária, idealizadora e editora do Portal de Comunicação on d-line, estudante de pós em Marketing Digital e apaixonada por tecnologia, redes sociais e comunicação.